top of page
Imagem2.png

F.A.Q.

Perguntas frequentes

  • O que é consultoria estratégica?
    A Consultoria é a atividade de diagnósticos e formulação de soluções para um determinado problema, como por exemplo, lucratividade, de entrada em um novo mercado, etc. O papel de um(a) consultor(a) envolve diferentes níveis de especialidades e áreas, podendo variar de projeto para projeto. As empresas de consultoria estratégica (escopo do clube) possuem clientes (outras empresas) dos mais diversos setores e indústrias e apresentam um impacto no processo decisório das mesmas.
  • Como um engenheiro se encaixa nessa carreira?
    Por se tratar de resolução de problemas, a Carreira de Consultoria exige uma alta capacidade lógica e analítica, o que a maioria dos engenheiros possui devido à sua proximidade com as exatas. Consultorias são ambientes muito versáteis e desafiadores, não existe rotina.
  • Como funcionam os Processos Seletivos das companhias de consultoria?
    Normalmente, os Processos Seletivos de consultorias são divididos nas seguintes etapas: Análise de Currículo > GMAT > Dinâmicas > Análise de FIT e Case O clube auxilia os membros e a comunidade externa a se qualificar para prestá- los.
  • Qual o plano de carreira de um consultor?
    Um(a) consultor(a) apresenta uma curva de aprendizado muito alta, com rápida ascensão em posições da carreira, oportunidades de MBA e realização de projetos em outros países. Após aproximadamente 10 anos, é possível tanto tornar-se sócio na empresa quanto ter acesso a exit opportunities em carreiras na indústria ou outras áreas (as oportunidades de saída existem ao longo de toda a carreira, mas nessa etapa apresentam melhores possibilidades). Observamos casos de ex-consultores(as) que começam startups ou se tornam CEOs de empresas renomadas, demonstrando a versatilidade da carreira.
  • Como é a rotina de trabalho de um consultor?
    A rotina de um(a) consultor(a) é bastante flexível devido à dinamicidade dessa área. Normalmente passa cerca de 3 meses com um cliente/empresa (variando muito esse período dependendo do projeto), junto a uma equipe, realizando visitas à empresa do cliente e reuniões recorrentes para alinhar o andamento. Hoje em dia, existem 3 modelos de trabalho bem comuns: Presencial, Virtual e Híbrido, que variam de cada Consultoria e da preferência do cliente. Há também a possibilidade de realizar projetos em outros países já que muitas consultorias estratégicas têm sedes em diversos lugares do mundo. Após os meses em um projeto, o consultor é alocado para seu próximo, normalmente explorando indústrias diferentes no início de carreira.
  • Quais os benefícios da carreira?
    Além da questão de remuneração, seja em salários altos para o padrão do mercado e VRs bons nas principais consultorias, há outros benefícios em trabalhar nessa área. Os principais são a alta curva de aprendizado e a possibilidade de viajar tanto dentro do país, como para outras sedes da empresa, conhecendo uma nova cultura e idioma possivelmente.
  • O que é o Poli Consulting Club?
    Somos o Clube de Consultoria da Poli-USP. Nossa missão é desenvolver em nossos membros habilidades essenciais a um consultor e aproximar o politécnico do universo da carreira de consultoria. Para isso, promovemos atividades e treinamentos internos, participamos em competições e desafios estratégicos, organizamos eventos externos e um curso semestral de Problem Solving.
  • Como o clube faz essa ponte entre Universidade e Consultorias?
    O clube atua em duas frentes: Interna e Externa. Capacita os membros por meio de treinamentos, GMATs, cases, desafios e contato direto com consultorias. Também aproximamos a comunidade politécnica da Consultoria através de eventos, podcast, treinamentos, curso de Problem Solving e disponibilizando materiais de estudo. Temos as principais empresas de consultoria como parceiras, o que agrega valor aos nossos eventos que promovem a capacitação e aos treinamentos internos.
  • O que vocês fazem? Quais são as áreas de atuação do Clube?
    Nosso Clube é dividido em duas grandes áreas: Relações Externas e Comunicações (REC), e a de Estudos, que por sua vez é dividida em 2 departamentos, o Business e o Case Team REC: A área de Relações Externas e Comunicação é responsável por gerir as mídias sociais do clube, organizar eventos, formar parcerias e acordos com as consultorias, fazer o contato com os politécnicos e politécnicas e também pelo REC.office, treinamentos e aulas exclusivas para os membros do PoliCC. Business Team: Cuida da capacitação dos membros em assuntos como Finanças, Contabilidade e Negócios em geral. É a área responsável pelo Treinamento dos Trainees e pelos Academies, treinamentos e aulas exclusivas para os membros do PoliCC. Case Team: Tem o objetivo de auxiliar na evolução dos membros quanto a habilidades de Problem Solving. É a área responsável pelo grupo de estudos interno, pelo nosso Podcast - o Consulting Talk, e também pela supervisão do nosso Curso de Problem Solving.
  • Como o grupo pode me auxiliar e me preparar para prestar processos seletivos de consultorias?
    Nós do Poli Consulting Club fazemos a divulgação de informações sobre PS de consultorias, notícias e negócios em geral em nossas redes sociais, além de nosso grupo no Facebook “Poli Consulting Club”, onde sempre são compartilhados materiais interessantes. Também ajudamos o público externo no preparo para processos seletivos em nosso Podcast (Consulting talk), em eventos (Warm UP! e Meeting Insights) e disponibilizamos materiais autorais aqui em nosso site. Por fim, temos um grupo aberto no Facebook em que são divulgadas vagas de consultoria e um grupo aberto do WhatsApp para a realização de cases.
  • Quais projetos são voltados ao público externo?
    Realizamos diversos eventos externos, mas os principais são: Warm Up: É um evento de uma semana no qual trazemos as melhores consultorias para darem treinamentos, dicas de seu processo seletivo, bate-papos incríveis e informações úteis para os interessados na carreira. Consulting Talk: É o nosso Podcast. Nele, trazemos todo mês convidados ilustres da consultoria estratégica para serem entrevistados e compartilharem suas experiências e pontos de vista de assuntos que tangem o mundo corporativo. Meeting Insights: É um evento do tipo mesa redonda onde chamamos profissionais de renome da consultoria estratégica e, junto ao mediador, batemos um papo onde eles podem dar sua visão de temas diversos sobre o mundo profissional, além de compartilhar experiências de suas trajetórias de sucesso. Expo Consulting: É um evento presencial no modelo feira de stands organizado pelo Poli Consulting Club. Nele, contamos com a presença das empresas mais renomadas do universo da consultoria.
  • Como funciona o Curso de Problem Solving?
    O curso é oferecido semestralmente e as aulas são ministradas pelos próprios membros do PoliCC. O foco do curso é ensinar técnicas de Negócios, Finanças e Resolução de Cases, além de treinar soft skills extremamente importantes para o mercado de trabalho. É destinado tanto para estudantes da Poli - USP quanto para o público geral.
  • Quantas horas de trabalho por dia o clube demanda?
    A carga horária semanal varia muito para cada projeto em que o membro está participando e da época do semestre, mas giram em torno de 10 horas semanais. Ressaltamos que nos preocupamos com o bem-estar de todos os membros e não temos reclamações com sobrecarga de trabalho, já que a alocação de tarefas é realizada para evitá-la. Temos membros que, além do clube, participam de cursos de idiomas e esportes, então o clube não é um impeditivo para um bom aproveitamento da Poli, mas queremos membros que se dediquem ao clube. Levamos em conta a universidade e ao mesmo tempo damos responsabilidades aos membros para potencializar o desenvolvimento.
  • Qual a diferença entre um Clube de Consultoria e uma Empresa Júnior?
    Diferente de uma empresa júnior, o Poli Consulting Club não presta serviços remunerados, nosso foco é na capacitação interna dos membros. Assim, ainda conseguimos realizar um impacto por meio de desafios estratégicos, em que garantimos recorrentemente premiações e apresentamos uma solução para uma empresa ou ONG. Ao mesmo tempo, nos concentramos em fornecer na prática para nossos membros as ferramentas importantes para um(a) consultor(a): desde capacidades analíticas de resolução de problemas até design corporativo e habilidades comunicativas e de negociação.
  • Todos os membros do clube seguem a carreira de consultoria?
    A maior parte de nossos membros segue de fato a carreira de consultoria, indo para empresas como McKinsey, Bain, BCG, LEK, Advisia e etc. No entanto, isso não é uma regra, temos muitos membros que optaram por ir para Mercado Financeiro trabalhando em empresas como a XP Investimentos ou até seguir carreira na Engenharia, em empresas como a Ambev. Nosso treinamento tem um foco em consultoria, mas capacita para várias indústrias, uma vez que um consultor precisa ser versátil. Na seção de Alumni do site, há alguns exemplos de ex-membros e para quais empresas eles foram.
  • Quanto tempo uma pessoa fica no clube?
    Após o período de treinamento dos trainees (que gira em torno de 3 meses), o tempo máximo que uma pessoa pode ficar no clube, passando por todos os cargos é de 2 anos e meio (6 meses por cargo): Analista > Analista Sênior > Gerente > Diretor > (Vice-)Presidente Contudo, aqui no clube, nós valorizamos o rápido crescimento e desenvolvimento, possibilitando que cargos sejam "pulados" caso o membro mostre que é capacitado para assumir uma posição de maior responsabilidade. Assim, o tempo médio de estadia dos membros é de 1 ano/ 1 ano e 6 meses.
  • Como funciona o Processo Seletivo do Clube?
    Nosso processo seletivo é aberto semestralmente a alunos matriculados regularmente na Escola Politécnica da USP. É dividido em diversos rounds a fim de se assemelhar com Processos Seletivos de Consultorias.
  • O que é preciso para prestar o PS?
    Qualquer estudante da Escola Politécnica da USP, independente do curso ou ano de graduação, pode prestar nosso processo seletivo, não cobramos qualquer tipo de conhecimento prévio, basta ter vontade.
  • Quando é o Processo Seletivo? Quais são as etapas?
    O processo seletivo do Clube é aberto no início de cada semestre, portanto, acompanhe nossas redes sociais para não perder essa oportunidade, e as etapas do processo são: 1 - Inscrições; 2 - Palestra institucional (3 oferecimentos) - Obrigatório a participação em ao menos uma das palestras para efetivação da inscrição; 3 - Histórico Pessoal - O HP é composto por algumas perguntas a respeito do candidato(a) para que nós possamos conhecê-lo(a) melhor, simulando um currículo informal; 4 - Dinâmica em grupo - A data da dinâmica será escolhida a partir da disponibilidade do(a) candidato(a). Em seguida, são formadas equipes que terão que resolver um problema de negócios em conjunto e apresentá-lo para os membros do PoliCC; 5 - Business Case - Os candidatos terão que realizar uma tarefa individual de pesquisa durante cerca de uma semana. O(a) candidato(a) deverá preparar suas argumentações e sugestões com base no enunciado que será fornecido e estruturar suas descobertas e ideias em uma apresentação de Power Point que será avaliada pelos membros do Clube. Não é necessário nenhum conhecimento técnico prévio para a realização dessa etapa; 6 - Entrevistas - A data da entrevista também será escolhida de acordo com a disponibilidade do(a) candidato(a), ela servirá para conhecê-los melhor. Além disso, um pequeno case de estimation será aplicado ao final da entrevista; Obs: O PoliCC oferecerá um Workshop de estimation opcional aos candidatos(as) que desejam se preparar melhor para a entrevista
  • Bixos e bixetes podem prestar o Processo Seletivo?
    Sim! Qualquer politécnico(a) pode prestar nosso processo seletivo, bixos e bixetes são muito bem vindos.
  • Quantas pessoas passam no processo seletivo?
    O número de pessoas quem passam em nosso PS não é fixo, ele varia de acordo com cada semestre dependendo da qualidade dos candidatos(as) e da demanda do clube. Em geral, esse número varia de 6 a 10 novos membros por semestre.
bottom of page