Imagem2.png

F.A.Q.

Perguntas frequentes

A Carreira de consultoria

O que é consultoria estratégica?


A consultoria é a atividade de diagnósticos e formulação de soluções para um determinado problema, como por exemplo, lucratividade, de entrada em um novo mercado, etc. A atividade de um consultor envolve níveis diferentes de especialidades e áreas, podendo variar de projeto para projeto. As empresas de consultoria estratégica (escopo do clube) possuem clientes (outras empresas) dos mais diversos setores e indústrias e apresentam um impacto no processo decisório das mesmas.




Como um engenheiro se encaixa nessa carreira?


Por se tratar de resolução de problemas, a Carreira de Consultoria exige uma alta capacidade lógica e analítica, o que a maioria dos engenheiros possui devido à sua proximidade com as exatas. Consultorias são ambientes muito versáteis e desafiadores, não existe rotina. Dia a dia muito parecido com o de um politécnico.




Como funcionam os Processos Seletivos das companhias de consultoria?


É dividido em diversas etapas: Análise de Currículo, GMAT, Dinâmicas, Análise de FIT e Case. O clube auxilia os membros e a comunidade externa a se qualificar para prestá- los.




Qual o plano de carreira de um consultor?


Um consultor apresenta uma curva de aprendizado muito alta, com rápida ascensão em posições da carreira, oportunidades de MBA e realização de projetos em outros países. Após aproximadamente 10 anos, é possível tanto tornar-se sócio na empresa quanto ter acesso a exit opportunities em carreiras na indústria ou outras áreas (as oportunidades de saída existem ao longo de toda a carreira, mas nessa etapa apresentam melhores possibilidades). Observamos casos de ex-consultores que começam startups ou se tornam CEOs de empresas renomadas, demonstrando a versatilidade da carreira.




Como é a rotina de trabalho de um consultor?


Há pouca rotina de fato no trabalho de um consultor devido à dinamicidade. Normalmente passa cerca de 3 meses em um projeto (variando muito de projeto para projeto), junto a uma equipe, com viagens para o lugar do cliente (considerando a época pré-pandemia) e reuniões recorrentes para alinhar o andamento. Há também a possibilidade de realizar projetos em outros países já que muitas consultorias estratégicas têm sedes em diversos lugares do mundo. Após os meses em um projeto, o consultor é alocado para seu próximo, normalmente explorando indústrias diferentes no início de carreira.




Quais os benefícios da carreira?


Além da questão de remuneração, seja em salários altos para o padrão do mercado e VRs bons nas principais consultorias, há outros benefícios em trabalhar nessa área. Os principais são a alta curva de aprendizado e a possibilidade de viajar tanto dentro do país, como para outras sedes da empresa, conhecendo uma nova cultura e idioma possivelmente.





O Clube

O que é o Poli Consulting Club?


Somos o Clube de Consultoria da Poli-USP. Nossa missão é desenvolver em nossos membros habilidades essenciais a um consultor e aproximar o politécnico do universo da carreira de consultoria. Para isso, promovemos atividades e treinamentos internos, participamos em competições e desafios estratégicos, organizamos eventos externos e um curso semestral de Problem Solving.




Como o clube faz essa ponte entre Universidade X Consultorias?


O clube atua em duas frentes: Interna e Externa. Capacita os membros por meio de treinamentos, GMATs, cases, desafios e contato direto com consultorias e também aproxima a comunidade politécnica através de eventos, podcast, treinamentos, curso de Problem Solving e disponibilizando materiais de estudo. Temos as principais empresas de consultoria como parceiras, o que agrega valor aos nossos eventos que promovem a capacitação e aos treinamentos internos.




O que vocês fazem? Quais são as áreas de atuação do Clube?


Nosso Clube é dividido em duas áreas: Relações Externas e Comunicações (REC), e a de Estudos, que por sua vez é dividida em 2 departamentos, o Business e o Case Team REC: A área de Relações Externas e Comunicação é responsável por gerir as mídias sociais do clube, organizar eventos, formar parcerias e acordos com as consultorias, fazer o contato com os politécnicos e politécnicas e também pelo RecOffice, treinamentos e aulas exclusivas para os membros do PoliCC. Business Team: Cuida da capacitação dos membros em assuntos como Finanças, Contabilidade e Negócios em geral. É a área responsável pelo Treinamento dos Trainees e pelos Academies, treinamentos e aulas exclusivas para os membros do PoliCC. Case Team: Tem o objetivo de auxiliar na evolução dos membros quanto a habilidades de Problem Solving. É a área responsável pelo grupo de estudos interno, pelo nosso Podcast - o Consulting Talk, e também pela supervisão do nosso Curso de Problem Solving.




Como o grupo pode me auxiliar e me preparar para prestar processos seletivos de consultorias?


Nós do Poli Consulting Club fazemos a divulgação de informações sobre PS de consultorias, notícias e negócios em geral em nossas redes sociais, além de nosso grupo no Facebook “Poli Consulting Club”, onde sempre são compartilhados materiais interessantes. Além do mais, também ajudamos o público externo no preparo para processos seletivos em nosso Podcast (Consulting talk), em eventos (como o Warm UP e o Meeting Insights) e disponibilizamos materiais autorais aqui em nosso site. Por fim, temos um grupo aberto no Facebook em que são divulgadas vagas de consultoria e um grupo aberto do WhatsApp para a realização de cases.




Quais projetos são voltados ao público externo?


Nós realizamos diversos eventos externos, mas os principais são: Warm Up: É um evento de uma semana no qual trazemos as melhores consultorias para darem treinamentos, dicas de seus processo seletivo, bate papos incríveis e informações úteis para os interessados na carreira. Consulting Talk: É o nosso Podcast. Nele, trazemos todo mês convidados ilustres da consultoria estratégica para serem entrevistados e compartilharem suas experiências e pontos de vista de assuntos que tangem o mundo corporativo. Meeting Insights: É um evento do tipo mesa redonda onde chamamos profissionais de renome da consultoria estratégica e, junto ao mediador, batemos um papo onde eles podem dar sua visão de temas diversos sobre o mundo profissional, além de compartilhar experiências de suas trajetórias de sucesso.




Como funciona o Curso de Problem Solving?


Dado inteiramente pelos membros do PoliCC e com oferecimento semestral, nosso Curso de Problem Solving tem como foco ensinar técnicas de Negócios, Finanças e Resolução de Cases, além de treinar soft skills extremamente importantes para o mercado de trabalho. É destinado tanto para estudantes da Poli - USP quanto para o público geral.




Quantas horas de trabalho por dia o clube demanda?


As horas de trabalho dependem muito dos projetos em que o membro está participando e da época do semestre, mas giram em torno de 10 horas semanais. Ressaltamos que nos preocupamos com o bem-estar de todos os membros e não temos reclamações com sobrecarga de trabalho, já que a alocação de tarefas é realizada para evitá-la. Temos membros que, além do clube, participam de cursos de idiomas e esportes, então o clube não é um impeditivo para um aproveitamento bom da Poli, mas queremos membros que se dediquem ao clube. Levamos em conta a universidade e ao mesmo tempo damos responsabilidades aos membros para potencializar o desenvolvimento.




Qual a diferença entre um Clube de Consultoria e uma Empresa Júnior?


Diferente de uma empresa júnior, o Poli Consulting Club não presta serviços remunerados, nosso foco é na capacitação interna dos membros. Assim, ainda conseguimos realizar um impacto por meio de desafios estratégicos, em que garantimos recorrentemente premiações e apresentamos uma solução para uma empresa ou ONG. Ao mesmo tempo, nos concentramos em fornecer na prática para nossos membros as ferramentas importantes para um consultor: desde capacidades analíticas de resolução de problemas até design corporativo e habilidades comunicativas e de negociação.




Todos os membros do clube seguem a carreira de consultoria?


A maior parte de nossos membros segue de fato a carreira de consultoria, indo para empresas como McKinsey, Bain, BCG, LEK, Advisia etc. No entanto, isso não é uma regra, temos muitos membros que optaram por ir para Mercado Financeiro trabalhando em empresas como a XP Investimentos ou até seguir carreira na Engenharia, em empresas como a Ambev. Nosso treinamento tem um foco em consultoria, mas capacita para várias indústrias, uma vez que um consultor precisa ser versátil. Na seção de Alumni do site, há alguns exemplos de ex-membros e para quais empresas eles foram.




Quanto tempo uma pessoa fica no clube?


Após o período de treinamento dos trainees (que gira em torno de 3 meses), o tempo máximo que uma pessoa pode ficar no clube, passando por todos os cargos, (analista, analista senior, gerente, diretor e (vice-)presidente) é de 2 anos e meio (6 meses por cargo). Contudo, aqui no clube, nós valorizamos o rápido crescimento e desenvolvimento, possibilitando que cargos sejam "pulados" caso o membro mostre que é capacitado para assumir uma posição de maior responsabilidade. Assim, o tempo médio de estadia dos membros é de 1 ano/ 1 ano e 6 meses.





Nosso Processo Seletivo

Como funciona o Processo Seletivo do Clube?


Nosso processo seletivo é aberto semestralmente a alunos matriculados regularmente na Escola Politécnica da USP. É dividido em diversos rounds a fim de se assemelhar com Processos Seletivos de Consultorias.




O que é preciso para prestar o PS?


Qualquer estudante da Escola Politécnica da USP, independente do curso ou ano de graduação, pode prestar nosso processo seletivo, não cobramos qualquer tipo de conhecimento prévio, basta ter vontade.




Quando é o Processo Seletivo? Quais são as etapas?


As inscrições para o processo seletivo se iniciam dia 16/08 e se encerram dia 02/09 e as etapas e datas do processo são: Inscrições (16/08 - 02/09) Palestra institucional (30/08 e 03/09 às 17h) - Nós temos 2 oferecimentos da palestra institucional, é preciso que o candidato assista pela menos vez para que sua inscrição no PS seja efetivada Histórico Pessoal (Até 03/09) - O HP é composto por algumas perguntas a respeito do candidato para que nós possamos conhecê-lo melhor, simulando um currículo informal. Business Case (04/09 - 11/09) - O candidato recebe o enunciado do Case e deverá resolvê-lo até dia 11. Não são cobrados conhecimentos prévios, apenas argumentação, dedicação, estruturação e criatividade. Dinâmica em grupo (13/09 - 16/09) - A data da dinâmica será escolhida a partir da disponibilidade do candidato, entre os dias 13 e 16 de agosto. Os participantes formaram equipes e terão que resolver um problema de negócios em conjunto e apresentá-los para os membros do PoliCC. Entrevistas (20/09 - 24/09) - A data da entrevista também será escolhida de acordo com a disponibilidade do candidato entre os dias 20 e 24 de setembro, ela servirá para nós conhecermos melhor nosso candidato. Um pequeno case de estimation será aplicado ao final da entrevista. O PoliCC oferecerá um Workshop de estimation opcional os candidatos que desejam se preparar melhor para a entrevista




Bixos e bixetes podem prestar o Processo Seletivo?


Sim! Qualquer politécnico pode prestar nosso processo seletivo, bixos e bixetes são muito bem vindos.




Quantas pessoas passam no processo seletivo?


O número de pessoas quem passam em nosso PS não é fixo, ele varia de semestre para semestre dependendo da qualidade dos candidatos e da demanda do clube. Em um geral, esse número varia de 6 a 10 novos membros por semestre.